Atividades Econômicas aprova criação da Certificação Paulista de Origem Protegida


12/11/2015 17:57 | Da Redação: Giulia Mendes Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Itamar Borges na presidência dos trabalhos da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas e Ana do Carmo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178943.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Atividades Econômicas, presidida pelo deputado Itamar Borges (PMDB), aprovou o Projeto de Lei 962/2014, de autoria do deputado Aldo Demarchi (DEM). O PL autoriza o Poder Executivo a criar a Certificação Paulista de Origem Protegida (CPOP), com objetivo de garantir a origem (determinada região ou localidade do Estado) e a qualidade do produto.

Um produto identificado pelo nome de sua origem tem uma qualidade superior aos demais. O PL, com essa identificação de origem do produto, além de garantir sua qualidade, impede que outros produtos similares sejam produzidos e comercializados com a denominação de origem do outro.

Foi aprovado também pela comissão o Projeto de Lei 1081/2015, de autoria do deputado Coronel Telhada (PSDB), que inclui no Calendário Turístico do Estado de São Paulo o Anime Friends. O evento é voltado para os amantes de mangás, animes, jogos, arte, música e cultura pop japonesa, e acontece anualmente no segundo fim de semana de julho, configurando a maior festividade nacional do gênero.

Estiveram presentes na reunião, além do presidente, os deputados Ana do Carmo (PT), Cezinha de Madureira (DEM), Ed Thomas (PSB), Reinaldo Alguz (PV) e Sebastião Santos (PRB).

alesp