Assembleia sedia 1º Encontro Paulista Escola Sem Partido


12/11/2015 19:39 | Da Redação: Lilian Fernandes Fotos: Maurício Garcia

Compartilhar:

Miguel Nagib, Fernanda Takitani e Luiz Fernando Machado  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178994.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernanda Takitani <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178995.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Miguel Nagib  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178996.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Machado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178997.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178998.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Machado (centro) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 1º Encontro Paulista Escola Sem Partido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg179000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou, nesta quinta-feira, 12/11, o 1º Encontro Paulista Escola Sem Partido. O objetivo foi divulgar o Projeto de Lei 1301/2015, de autoria do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB), que organizou o evento. De acordo com o parlamentar, o PL é um reforço ao que a Constituição Federal já diz: "a escola não é instrumento para provocar no aluno a partidarização, mas sim para formar, com conteúdo isento de ideologia", completa Machado.

Além de Luiz Fernando, a mesa foi composta por Miguel Nagib, procurador do Estado de São Paulo e presidente nacional da ONG Escola Sem Partido, e por Fernanda Takitani, pesquisadora do Observatório Interamericano de Biopolítica. Fernanda apresentou a palestra O que é Ideologia de Gênero, que abordou a temática da ideologia de gênero e das engenharias sociais na educação. A plateia foi composta pelo ouvidor da Secretaria estadual de Educação, Cesar Mucio Silva, advogados, professores, estudantes e público interessado.

Miguel Nagib abordou o tema Doutrinação em Sala de Aula, onde mostrou um pouco da realidade das escolas no país. "Eu diria que é impossível saber o que acontece em cada sala de aula do Brasil o tempo todo, mas há indícios de que há instrumentalização politica e ideológica do sistema de ensino", declara Nagib.

O PL prevê que seja afixado, em todas as salas de aula do ensino fundamental e do ensino médio do Estado de São Paulo, um cartaz com os deveres do professor. "O professor tem deveres e o estudante, como cidadão, tem o direito de saber sobre eles", explica Miguel.

O deputado declarou que haverá outras reuniões em várias cidades do Estado de São Paulo, para divulgação do PL.

alesp