Reivindicações na Saúde para o Vale do Paranapanema


13/11/2015 17:15 | Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Compartilhar:

Pollara e Bragato (ao centro) com prefeitos do Vale do Paranapanema<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg179032.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mauro Bragato (PSDB) conduziu importante reunião nesta quarta-feira, 11/11, na Secretaria estadual da Saúde, para tratar de questões das santas casas da região do Vale do Paranapanema. O parlamentar, acompanhado de prefeitos de cinco municípios que representaram o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) no encontro, levou os assuntos ao secretário-adjunto, Wilson Pollara.

A reclamação é uma só, as santas casas estão passando por sérias dificuldades financeiras, já que o valor repassado pelo Sistema único de Saúde (SUS), sem reajuste há muito tempo, não é suficiente para manter os hospitais.

Pollara disse que o governo do Estado vem cobrindo esses déficits ao longo do tempo para ajudar os municípios, penalizados pelo baixo repasse. Todas as prefeituras hoje investem percentual muito acima do mínimo obrigatório de 15% do orçamento, quase todas beiram ou passam dos 30% na área da saúde.

Bragato propôs ao secretário-adjunto uma visita à região para tratar do assunto diretamente com os municípios de abrangência do Civap e tentar fazer uma reordenação dos atendimentos, otimização dos espaços e melhoria na prestação de serviço.

Pollara aceitou o convite e disse que vai fazer um levantamento completo acerca do serviço de saúde da região e discutir o assunto ponto a ponto com todos os prefeitos, secretários de Saúde e cidadãos que comparecerem à reunião, a ser agendada. Falará também dos problemas do Hospital Regional de Assis e de propostas de melhores serviços.

Paralelamente a estas ações, Bragato informa que vai se empenhar em tentar resolver junto ao governo do Estado a falta de recursos para custeio.

Participaram da reunião os prefeitos de Assis, Ricardo Pinheiro Santana; de Cândido Mota, Zacharias Jabur; de Maracaí, Eduardo Sotana; de Paraguaçu Paulista, Ediney Taveira Queiroz; e de Palmital, Ismênia Mendes Moraes, que esteve acompanhada da secretária municipal de Saúde, Nádia Ortiz Gonçales.

mbragato@al.sp.gov.br

Pollara e Bragato (ao centro) com prefeitos do Vale do Paranapanema

alesp