Mais investimentos para o turismo ferroviário


16/11/2015 17:36 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio  incentiva o turismo ferroviário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg179359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alavancar o turismo ferroviário em Mogi das Cruzes, como forma de aquecer ainda mais a economia local e regional, é uma das prioridades do deputado Marcos Damasio (PR). O parlamentar tem como foco angariar recursos para a infraestrutura ferroviária, a fim de que sejam ampliadas as viagens do Expresso Turístico ao município, inclusive com extensão do serviço até o distrito de Sabaúna. Damasio apresentou proposta de emenda de R$ 500 mil à Lei Orçamentária, para que em 2016 Mogi das Cruzes receba investimentos para o turismo ferroviário nesta região.

Damasio acompanhou turistas paulistanos e representantes do Consulado da Bélgica na viagem temática do Expresso Turístico da CPTM, o chamado Trem da Cerveja Belga. A viagem teve início às 8h30 na Estação da Luz, com paradas na Estação Estudantes (10h) e Estação Ferroviária de Sabaúna (11h).

O grupo formado por cerca de 180 pessoas era transportado por uma locomotiva a diesel da CPTM, a Alco RS-3, de 1952. O cenário rústico e natural de Sabaúna, aliado ao toque do apito e de trajes dos funcionários da CPTM, criavam o ambiente de décadas passadas, quando as viagens de trens eram luxuosas. Ao conversar com os passageiros, Damasio ouviu elogios e solicitação de mais atrativos turísticos para a região. "As pessoas ficaram encantadas pela beleza natural de Sabaúna e também espantadas em saber que as viagens do Expresso da CPTM, nessa região, são raras. Com isso, estou ainda mais convencido de que é preciso lutar pelo incentivo ao turismo em nossa cidade", afirmou Damasio.

Quem estava no Trem Belga pode desfrutar de um almoço e degustação de cerveja, O evento contou ainda com o apoio do Belgian Club, Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa Brasileira no Brasil (Belgalux) e o Consulado Geral da Bélgica em São Paulo. O cônsul da Bélgica Karel Marien também aprovou a viagem temática, assim como sua mulher, Leiliane e os amigos Peter Puyneers e Bjorn Rondelez. "É algo diferente e muito original. Deveria ser realizada em mais oportunidades."

imprensadeputadodamasio@gmail.com

alesp