Projeto Pet Terapia para visitação de animais a pacientes


17/11/2015 16:47 | Da assessoria do deputado Celso Nascimento

Compartilhar:

Celso Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg179481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De autoria de Celso Nascimento (PSC), o Projeto de Lei 1471/2015, permite a visitação de animais domésticos e de estimação, em hospitais da rede pública e privada, contratados e conveniados, que integram o SUS, no Estado de São Paulo. Denominada Pet Terapia, a medida é de extrema importância para a melhoria na saúde física e mental dos pacientes internados.

Segundo o PL 1471/2015, o ingresso de animais para visitação de pacientes internados deverá se agendado junto à administração do hospital, respeitando os critérios de conveniência por cada instituição, e somente poderá ocorrer em companhia de algum familiar ou responsável pelo paciente. O transporte dos animais dentro do ambiente hospitalar deverá ser realizado em caixas apropriadas, de acordo como o tamanho e a espécie de cada animal-visitante.

Vale ressaltar que a Terapia Assistida por Animais já é realidade em vários países e vem comprovando que os bichos colaboram muito no tratamento de diversos problemas infantis. Um exemplo é a melhora do quadro de portadores de autismo. De acordo com estudos produzidos em centros de reabilitações, as crianças autistas apresentam diminuição nos comportamentos negativos, como agressividade, alienação e isolamento, entre outros.

celsonascimento@al.sp.gov.br

alesp