Fim do DDD entre a RM Vale e o Litoral Norte


18/11/2015 14:37 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso e Geraldo Alckmin na cerimônia de assinatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg179780.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O anúncio do fim das ligações telefônicas interurbanas entre municípios que integram a RM Vale do Paraíba, feito pelo governador Geraldo Alckmin, no dia 16/11, finalmente contempla uma antiga reivindicação da Frente Parlamentar em Defesa da Região, presidida pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV).

Em janeiro de 2012, o pedido foi feito durante reunião entre a Telefônica, o ex-secretário de Desenvolvimento Metropolitano e atual chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, e deputados da frente. Na oportunidade eles foram informados que o fim do DDD só seria possível mediante a revisão dos contratos, que ocorreria em dezembro de 2015.

"Essa foi uma das nossas principais bandeiras, quando defendemos a criação da RM Vale e Litoral Norte, pois sabíamos que seria um benefício para a população", afirma Padre Afonso. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o custo de uma ligação interurbana em horário comercial é pelo menos três vezes maior que uma ligação local.

Cerca de 2,3 milhões de pessoas serão beneficiadas com a medida e o prazo para que a cobrança unificada entre em vigor é abril de 2016. Além do Vale do Paraíba, a região de Sorocaba também será beneficiada.

A Anatel abriu consulta pública para que a população se manifeste sobre a unificação do DDD. Todos os cidadãos podem dar sugestões pelo site da agência até o dia 9/12.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp