Audiência pública discute o uso de sacolas plásticas


18/11/2015 15:37 | Da assessoria do deputado Luiz Fernando

Compartilhar:

 Uso de sacolas plásticas no Estado em debate na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg179860.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar da Química em São Paulo, coordenada pelos deputados Luiz Turco e Luiz Fernando (ambos do PT), promove no dia 24/11, às 9h, no auditório Franco Montoro, audiência pública sobre uso das sacolas plásticas no Estado. O evento traz ao debate o lobby realizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que conseguiu, com a Lei municipal 15.374/2011, a proibição da distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais na cidade de São Paulo.

Tal medida causou transtornos não apenas ao consumidor, mas também ao mercado de trabalho, representando o fechamento de cerca de seis mil empregos diretos, apenas na capital. Além disso, as sacolas plásticas representam 5% do faturamento da indústria do plástico na cidade, cerca de R$ 72 milhões por ano.

Para a audiência pública estão confirmadas as participações do deputado federal Andrés Sanchez (PT-SP), do ex-deputado Francisco Chagas, do vereador paulistano Nelo Rodolfo, de representantes da Fundação Procon, da SOS Consumidor e do Idecom; da Plastivida; da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, dos sindicatos da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo, dos Químicos do ABC, e do dos Químicos de São Paulo.

O principal objetivo da audiência pública é unir diversos atores relacionados ao segmento plástico, à defesa do consumidor e ao legislativo, realizar a regulamentação do uso das sacolas plásticas no âmbito estadual, para garantir que aquela lei equivocada não seja replicada em todo o Estado, ameaçando a economia e fechando outros postos de trabalho.

lfernando@al.sp.gov.br

alesp