Luta pela igualdade racial e valorização da cultura negra


19/11/2015 17:50 | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Anderson Silva e Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180121.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao destacar a importância do Dia Nacional da Consciência Negra, o deputado Ed Thomas (PSB) enaltece o trabalho dos integrantes do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente, representados pelo coordenador Anderson Silva, em prol da igualdade racial e valorização da cultura negra no município. A data, feriado em muitas cidades brasileiras, marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra contra a escravidão na época do Brasil Colonial.

Representando a herança histórica da população negra no processo de libertação e de luta por direitos violados, a data também mostra os avanços e as conquistas através da luta dos diversos segmentos da sociedade, inclusive dos movimentos sociais, com maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas, com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988.

"No país, temos muitas ações e exemplos de legislações em que consta a reparação dos danos sofridos pela população negra no Brasil", disse o parlamentar. Ainda com relação à data, a Câmara Municipal de Presidente Prudente promoveu, no dia 19/11, sessão solene para homenagear personalidades que realizaram ações em reconhecimento da luta destes segmentos na cidade, em diversos setores, conforme a Lei Municipal 8972/2015, que instituiu no calendário oficial do município a Semana da Consciência Negra.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp