Sessão solene homenageia cantor japonês Itsuki Hiroshi







A Assembleia Legislativa realizou sessão solene em homenagem ao cantor japonês Itsuki Hiroshi. A iniciativa, do deputado Jooji Hato (PMDB), ocorreu no plenário Juscelino Kubitschek, nesta segunda-feira, 23/11, como parte das comemorações dos 120 anos do Tratado da Navegação Brasil-Japão. "O ano de 2015 é especial. Além dos 120 anos do tratado, comemoramos o centenário do Consulado do Japão e recebemos a visita de Hiroshi, um cantor tão famoso no Japão quanto Roberto Carlos é aqui, no Brasil. Homenageá-lo na Assembleia é uma alegria muito grande", comemorou Jooji.
Amigo
Hiroshi visita o país pela segunda vez e realizou uma série de shows beneficentes para entidades filantrópicas. Com uma carreira de 51 anos de sucesso, é também compositor, produtor e ator e já vendeu mais de 20 milhões de discos. Em sua primeira visita, há 30 anos, conheceu o cantor Roberto Carlos e gravou a música brasileira Amigo. "Esta música continua sendo a minha preferida e a que mais representa o Brasil, em minha opinião", diz Itsuki. Jooji explica que a palavra Amigo é justamente o significado da homenagem a Itsuki e aos brasileiros e moradores do Estado de São Paulo, pois muitos são descendentes de japoneses e possuem as raízes no Japão.
"A homenagem é uma forma de não esquecermos disso", diz Hato. O deputado Helio Nishimoto (PSDB), considera que a boa relação entre os dois povos foi fundamental para o crescimento das duas culturas. "Essa mistura deu certo, prova disso é que temos hoje, no Brasil, a maior comunidade japonesa fora do Japão", declara Nishimoto.
Homenagem
O cantor recebeu, das mãos de Jooji, um diploma de Honra ao Mérito, por sua obra artística e pela participação na comemoração dos 120 anos de do Tratado da Navegação Brasil-Japão. O cantor disse que, quando veio a primeira vez ao país, 30 anos atrás, teve uma calorosa recepção, mas que, desta vez, sentiu um acolhimento ainda maior. "Eu senti, com muita firmeza, a força que a música exerce na união e no fortalecimento dos laços culturais entre Brasil e Japão. Receber este título e estar aqui é muito gratificante. Durante esta breve estadia, recebi diversas homenagens. Tive aniversário, Natal e Ano Novo, juntos, que me emocionaram muito. Certamente este ano entrará para a minha história", finaliza o cantor.
Participou da mesa, além dos citados, o delegado da Polícia Federal Mário Ikeda. Compareceram à homenagem fãs e a família de Hiroshi, a família de Jooji Hato, José Kioshi Taniguchi, coronel da Polícia Militar, Hitomi Sekiguchi, cônsul-geral-adjunta do Japão em São Paulo, e representantes de organizações e empresários japoneses.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações