Sessão solene homenageia cantor japonês Itsuki Hiroshi


23/11/2015 19:51 | Da Redação: Lilian Fernandes Fotos: Marco Antônio Cardelino

Compartilhar:

Cantor Itsuki Hiroshi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mário ikeda, Itsuki Hiroshi, Jooji Hato, Helio Nishimoto e José Kioshi Taniguchi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades e convidados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cantor Itsuki Hiroshi fala na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180362.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mário ikeda, Itsuki Hiroshi, Jooji Hato, Helio Nishimoto e José Kioshi Taniguchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180363.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK da Assembleia nesta segunda-feira, 23/11 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cantor Itsuki Hiroshi recebe homenagem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene em homenagem ao cantor japonês Itsuki Hiroshi. A iniciativa, do deputado Jooji Hato (PMDB), ocorreu no plenário Juscelino Kubitschek, nesta segunda-feira, 23/11, como parte das comemorações dos 120 anos do Tratado da Navegação Brasil-Japão. "O ano de 2015 é especial. Além dos 120 anos do tratado, comemoramos o centenário do Consulado do Japão e recebemos a visita de Hiroshi, um cantor tão famoso no Japão quanto Roberto Carlos é aqui, no Brasil. Homenageá-lo na Assembleia é uma alegria muito grande", comemorou Jooji.

Amigo

Hiroshi visita o país pela segunda vez e realizou uma série de shows beneficentes para entidades filantrópicas. Com uma carreira de 51 anos de sucesso, é também compositor, produtor e ator e já vendeu mais de 20 milhões de discos. Em sua primeira visita, há 30 anos, conheceu o cantor Roberto Carlos e gravou a música brasileira Amigo. "Esta música continua sendo a minha preferida e a que mais representa o Brasil, em minha opinião", diz Itsuki. Jooji explica que a palavra Amigo é justamente o significado da homenagem a Itsuki e aos brasileiros e moradores do Estado de São Paulo, pois muitos são descendentes de japoneses e possuem as raízes no Japão.

"A homenagem é uma forma de não esquecermos disso", diz Hato. O deputado Helio Nishimoto (PSDB), considera que a boa relação entre os dois povos foi fundamental para o crescimento das duas culturas. "Essa mistura deu certo, prova disso é que temos hoje, no Brasil, a maior comunidade japonesa fora do Japão", declara Nishimoto.

Homenagem

O cantor recebeu, das mãos de Jooji, um diploma de Honra ao Mérito, por sua obra artística e pela participação na comemoração dos 120 anos de do Tratado da Navegação Brasil-Japão. O cantor disse que, quando veio a primeira vez ao país, 30 anos atrás, teve uma calorosa recepção, mas que, desta vez, sentiu um acolhimento ainda maior. "Eu senti, com muita firmeza, a força que a música exerce na união e no fortalecimento dos laços culturais entre Brasil e Japão. Receber este título e estar aqui é muito gratificante. Durante esta breve estadia, recebi diversas homenagens. Tive aniversário, Natal e Ano Novo, juntos, que me emocionaram muito. Certamente este ano entrará para a minha história", finaliza o cantor.

Participou da mesa, além dos citados, o delegado da Polícia Federal Mário Ikeda. Compareceram à homenagem fãs e a família de Hiroshi, a família de Jooji Hato, José Kioshi Taniguchi, coronel da Polícia Militar, Hitomi Sekiguchi, cônsul-geral-adjunta do Japão em São Paulo, e representantes de organizações e empresários japoneses.

alesp