Governo Federal afirma que Linha-18 Bronze não é prioridade


24/11/2015 14:40 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Audiência foi esclarecedora<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180459.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, Orlando Morando (PSDB) realizou nesta segunda-feira (23/11), Audiência Pública no Plenário Tiradentes, na Assembleia Legislativa de São Paulo, para esclarecer o atraso no início das obras da linha-18 bronze do Metrô, que vai ligar a capital ao Grande ABC.

Estiveram presentes o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes e o presidente do Consórcio Vem ABC, Maciel Paiva.

"Ficou claro que não existe nenhuma dúvida técnica ao modelo de monotrilho, uma vez que já temos a linha-15 operando, a linha-17 em construção e a linha-18 será do mesmo modelo. A dificuldade é financeira. São Paulo fez uma montagem financeira contando com dinheiro do BNDES, do PAC e da Caixa, além de aportes do recurso de São Paulo, mas todos foram surpreendidos pela crise econômica, a Caixa não manteve o financiamento pré-aprovado pela Assembleia, razão pela qual nesse ano votamos um novo pedido de financiamento, que está parado no CONFIEX, mas o secretario Clodoaldo garantiu que assim que autorizar esse empréstimo internacional, imediatamente inicia a obra", explicou.

"Um ponto muito relevante da audiência é que ficou claro que não existe nenhum risco da Linha 18- Bronze, o metrô ABC, não existir, tanto que o Consórcio Vem ABC, já fez contrato da compra dos trens, já está investindo, entretanto, é uma certeza que a Linha 18 terá início e principalmente conclusão", disse o deputado Orlando Morando.

O secretário nacional de Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes disse que a Linha-18 Bronze não é prioridade no momento.

orlandobolcone@al.sp.gov.br

alesp