Governo Federal afirma que Linha-18 Bronze não é prioridade
O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, Orlando Morando (PSDB) realizou nesta segunda-feira (23/11), Audiência Pública no Plenário Tiradentes, na Assembleia Legislativa de São Paulo, para esclarecer o atraso no início das obras da linha-18 bronze do Metrô, que vai ligar a capital ao Grande ABC.
Estiveram presentes o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes e o presidente do Consórcio Vem ABC, Maciel Paiva.
"Ficou claro que não existe nenhuma dúvida técnica ao modelo de monotrilho, uma vez que já temos a linha-15 operando, a linha-17 em construção e a linha-18 será do mesmo modelo. A dificuldade é financeira. São Paulo fez uma montagem financeira contando com dinheiro do BNDES, do PAC e da Caixa, além de aportes do recurso de São Paulo, mas todos foram surpreendidos pela crise econômica, a Caixa não manteve o financiamento pré-aprovado pela Assembleia, razão pela qual nesse ano votamos um novo pedido de financiamento, que está parado no CONFIEX, mas o secretario Clodoaldo garantiu que assim que autorizar esse empréstimo internacional, imediatamente inicia a obra", explicou.
"Um ponto muito relevante da audiência é que ficou claro que não existe nenhum risco da Linha 18- Bronze, o metrô ABC, não existir, tanto que o Consórcio Vem ABC, já fez contrato da compra dos trens, já está investindo, entretanto, é uma certeza que a Linha 18 terá início e principalmente conclusão", disse o deputado Orlando Morando.
O secretário nacional de Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes disse que a Linha-18 Bronze não é prioridade no momento.
orlandobolcone@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações