Conselho Estadual de Saúde debate as perspectivas do SUS
O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Itamar Borges (PMDB), palestrou nesta segunda-feira, 23/11, no seminário "Perspectivas do SUS Frente à Assistência", realizado pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo. No "Painel 1: Santas Casas do Estado de São Paulo", Itamar Borges discorreu sobre os possíveis caminhos e medidas para solucionar a crise das Santas Casas no Estado de São Paulo. São 411 santas casas e hospitais, que enfrentam graves dificuldades financeiras e que podem colapsar o sistema de atendimento para os milhares de usuários do SUS.
Por meio da frente parlamentar, em parceria com a Fehosp, o deputado trabalha pelo aumento no repasse de recursos para custeio, e pela institucionalização de uma política permanente de apoio às santas casas. "Vim a este seminário com o sentimento de que os conselheiros não estão esperando diagnósticos e sim soluções," comentou o parlamentar.
O deputado relatou as ações da frente, das audiências com o governador Geraldo Alckmin, com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde para encaminhar pedidos, além de reuniões da diretoria daUnião Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) para articular com demais estados da federação a aprovação e mais recursos da União para a saúde.
O foco dos debates foi voltado à necessidade de articulação de uma rede entre o Estado e as instituições filantrópicas para orientar a população de como usar o sistema de atendimento nas santas casas estruturantes, nos hospitais estratégicos, e nos de apoio. Dependendo do grau de complexidade do doente ele deve ser encaminhado para um desses hospitais.
itamarborges@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições