Conselho Estadual de Saúde debate as perspectivas do SUS


25/11/2015 16:13 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar Borges (à dir.) participa de seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180696.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Itamar Borges (PMDB), palestrou nesta segunda-feira, 23/11, no seminário "Perspectivas do SUS Frente à Assistência", realizado pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo. No "Painel 1: Santas Casas do Estado de São Paulo", Itamar Borges discorreu sobre os possíveis caminhos e medidas para solucionar a crise das Santas Casas no Estado de São Paulo. São 411 santas casas e hospitais, que enfrentam graves dificuldades financeiras e que podem colapsar o sistema de atendimento para os milhares de usuários do SUS.

Por meio da frente parlamentar, em parceria com a Fehosp, o deputado trabalha pelo aumento no repasse de recursos para custeio, e pela institucionalização de uma política permanente de apoio às santas casas. "Vim a este seminário com o sentimento de que os conselheiros não estão esperando diagnósticos e sim soluções," comentou o parlamentar.

O deputado relatou as ações da frente, das audiências com o governador Geraldo Alckmin, com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde para encaminhar pedidos, além de reuniões da diretoria daUnião Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) para articular com demais estados da federação a aprovação e mais recursos da União para a saúde.

O foco dos debates foi voltado à necessidade de articulação de uma rede entre o Estado e as instituições filantrópicas para orientar a população de como usar o sistema de atendimento nas santas casas estruturantes, nos hospitais estratégicos, e nos de apoio. Dependendo do grau de complexidade do doente ele deve ser encaminhado para um desses hospitais.

itamarborges@al.sp.gov.br

alesp