Estado lança fundo para investimentos em infraestrutura


25/11/2015 16:28 | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:

Governador lança Fundo InfraPaulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin lançou em 24/11 o Fundo InfraPaulista, que garantirá aos municípios investimentos para projetos de portos, aeroportos, geração de energia limpa, iluminação pública e transportes sobre trilhos. A iniciativa amplia o Projeto de Lei 780/2008, de autoria do deputado Estevam Galvão (DEM), que criou linhas de financiamento para os municípios adquirirem maquinários e equipamentos. O fundo será executado através de uma parceria entre a Agência Desenvolve SP e a gestora Brasil Plural, e poderá ter patrimônio de até R$ 1 bilhão. O setor receberá projetos a partir de janeiro de 2016.

Ainda neste ano a Desenvolve SP realizará reuniões em todas as regiões administrativas para explicar aos prefeitos o funcionamento do fundo e como participar. Na região São Paulo Leste, o encontro está marcado para o dia 1º/12.

"É um grande avanço para o nosso Estado e certamente auxiliará os municípios paulistas neste momento de crise, possibilitando a aquisição de financiamentos públicos para obras de grande interesse, resultando na melhoria da infraestrutura e beneficiando toda a população", afirmou o deputado.

Nesta parceria, a Desenvolve SP será um intermediário, atuando na apresentação dos projetos ao fundo, que avaliará a viabilidade e decidirá pelo investimento. Poderão participar como quotistas investidores privados, fundos de pensão dos municípios, fundos de previdência, organismos multilaterais, entre outros.

O governador frisou a importância da Desenvolve SP no desenvolvimento dos municípios paulistas: a agência acabou de atingir a marca de R$ 2 bilhões em financiamentos para mais de 1,3 mil empresas e prefeituras em 246 cidades. "Ela é uma instituição do governo do Estado que financia, por meio de linhas de crédito sustentáveis, o crescimento planejado das pequenas e médias empresas e municípios paulistas", citou Alckmin.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp