Seminário debate políticas públicas de esporte e educação física escolar


26/11/2015 19:44 | Da Redação: Kelly Lopes/ Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Gladson de Oliveira, mestre em capoeira, destaca o papel deste esporte na formação infantil <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180964.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sheila Aparecida Pereira dos Santos, Hélio Nishimoto e Gladson de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180966.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sheila Aparecida Pereira dos Santos defende que a educação física deve ser incentivada dentro e fora das escolas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180967.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gladson de Oliveira, Sheila Aparecida Pereira dos Santos e Hélio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180968.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius Heine <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180969.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em seminário realizado nesta quinta-feira, 22/11, no auditório Teotônio Vilela, a Frente Parlamentar pela Elaboração de Políticas Públicas para o Esporte e Educação Física Escolar, coordenada pelo deputado Hélio Nishimoto (PSDB), ouviu propostas de profissionais para a melhoria e a ampliação da educação física e dos esportes no Estado.

A professora Sheila Aparecida Pereira dos Santos, mestre em Educação pela PUC-SP, discorreu sobre a gestão pública do esporte e fez sugestões para o aprimoramento do sistema esportivo, além de apresentar índices de desenvolvimento esportivo que revelam no Estado uma deficiência no setor. Sheila defendeu que a educação física deve ser incentivada dentro e fora das escolas e que o papel do esporte está muito além de uma matéria escolar. "O esporte e a educação física têm como preocupação desenvolver o conhecimento humano", declarou Sheila.

Estiveram presentes ainda os mestres Gladson de Oliveira e Vinícius Heine, que falaram sobre o papel da capoeira na formação da criança e até mesmo do adulto, citando exemplos do projeto de Porta Aberta, que há 14 anos contribui para a formação de cidadãos por meio da capoeira no Parque Santo Dias, em Capão Redondo.

Vinícius apresentou um vídeo que mostra a interação e alegria das crianças ao participarem de uma roda de capoeira e atividades relacionadas com a arte. Explicou também a história e a origem da capoeira na era colonial. A capoeira do Brasil foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Imaterial Brasileiro e Patrimônio Imaterial da Humanidade.

O mestre Gladson defendeu a figura do professor como um mediador dos problemas sociais na educação e falou sobre o êxito da capoeira implantada em algumas escolas, afirmando que o projeto deve acontecer em proporções maiores."É preciso despertar o afeto nas pessoas, e a capoeira faz isso", finalizou Gladson.

O deputado Hélio Nishimoto encerrou o seminário agradecendo aos palestrantes pelas propostas apresentadas e reforçando que o esporte contribui para a redução da criminalidade e de gastos na área da saúde e segurança.

alesp