CCJR aprova PL que torna obrigatória vacina contra HPV para homens


26/11/2015 10:30 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Projeto determina que a vacinação seja gratuita e permanente para homens em todo o Estado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180796.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Poder Legislativo, por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), aprovou o Projeto de Lei 659/2015, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), que determina à Secretaria da Saúde a distribuição gratuita à população masculina entre nove e 45 anos de idade da vacina contra o HPV (papilomavírus humano).

De acordo com o parlamentar, a proposta é que a secretaria forneça a vacina quadrivalente contra HPV em todas as unidades públicas de saúde, independente de prescrição médica. "Além disso, a secretaria deverá, de acordo com o projeto de lei, realizar campanhas anuais de vacinação da população masculina contra a doença", completou.

Edmir explicou que a secretaria também deverá realizar campanhas de esclarecimento à população sobre a incidência do HPV em pessoas do sexo masculino, bem como as formas de transmissão e prevenção, com divulgação em todo o Estado. "Afinal, o Brasil é um dos líderes mundiais em incidência de HPV, o que nos preocupa."

Estudos recentes apontam que a doença, geralmente associada às mulheres, também acomete os homens, podendo provocar câncer. Especialistas, no entanto, acreditam que o número menor de registros entre homens se deve à baixa procura por serviços de saúde, falta de informação e preconceito. "O PL ainda será analisado pelas comissões de Saúde e de Finanças, Orçamento e Planejamento (FOP)", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp