Frente pela Implantação do Plano Nacional de Educação promove curso de capacitação

O objetivo do curso é divulgar as 20 metas do PNE
27/11/2015 19:55 | Da Redação: Kelly Lopes Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Alisson Maurício, vinte metas do PNE podem ser acessadas no site http://pne.mec.gov.br/<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181145.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bia Pardi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181146.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> César Nunes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181147.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Cardoso Palma, Bia Pardi, Alisson Maurício, Luiz Turco, César Nunes e Mário César Cobianchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181148.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa reuniu parlamentar e especialistas em Educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181149.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Paulo Kobayashi durante debate sobre o PNE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181150.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Cardoso Palma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181151.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Turco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181152.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mário César Cobianchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do Plano Nacional de Educação ofereceu, nesta sexta-feira, 27/11, curso de capacitação sobre o PNE, com informação das 20 metas do plano vigentes na Lei federal 13.005/2014.

O PNE foi criado e colocado em ação pelo governo federal, para ser implantado em um período de 10 anos, com o cumprimento de 20 metas em todas as instâncias de Poder no Brasil.

De iniciativa da deputada federal Ana Perugini (PT/SP), o curso foi aberto pelo deputado Luiz Turco (PT), que falou da importância da divulgação e popularização do PNE.

Esteve presente o professor da Unicamp Cesar Nunes, que fez um balanço sobre a situação da educação no país e no Estado, onde cerca de 200 escolas públicas se encontram ocupadas por alunos que protestam contra a reorganização proposta.

Como professor de filosofia e história, Cezar afirmou que seu oficio é estudar a filosofia da educação e a partir do resultado as matrizes legais da educação brasileira. Usou ainda recursos da história para explicar a educação no país, lembrando que o Estado de São Paulo nasceu à beira de um colégio, fundado por José de Anchieta no dia 25 de janeiro de 1954, e baseava-se na matriz: catequese para o povo e educação para a elite, matriz que colonizou o Brasil por 300 anos. "Eu acredito que o maior símbolo de apartheid social que vivemos é a escola, dividida para pobres e ricos desde a implantação da educação jesuíta," desabafou o professor em um discurso emocionado, defendendo que o que muda a escola é a determinação política.

Contribuiu na formação do curso Alisson Maurício- assessor especial do MEC (Ministério da Educação), com esclarecimentos das vinte metas do PNE, que podem ser acessadas no site http://pne.mec.gov.br/.

O assessor afirmou que, para o êxito do plano, é necessário participação social, direito a informação, transparência e mobilização. "A lei do PNE define ações e estabelece prazos para diversas iniciativas que, se organizadas de maneira sistêmica, concretizarão a agenda instituinte do PNE", finalizou Alisson.

Compuseram a mesa, além dos citados, o professor João Palma Filho e a ex-deputada Bia Pardi. Os dois mostraram total apoio à iniciativa de divulgação do PNE. Participaram do curso autoridades políticas de várias regiões, além de professores e interessados na área da educação.

alesp