Solenidade comemorará Dia da Bíblia


30/11/2015 20:46 | Da Redação

Compartilhar:

Museu da Bíblia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg181171.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No próximo dia 10 de dezembro, às 10h, a Assembleia Legislativa, por iniciativa de seu presidente, deputado Fernando Capez, será palco de uma sessão solene em tributo ao Dia da Bíblia " celebrado no segundo domingo de dezembro.

Na ocasião, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), responsável por incentivar os cristãos a comemorar a data, abrirá a exposição "Bíblia: Dos Manuscritos aos Formatos Digitais", com peças do acervo do Museu da Bíblia, no espaço Quinto Centenário. Essa exposição ficará aberta ao público até o dia 20 de dezembro.

Entre as peças estão a Bíblia em Braile, com 38 volumes, os perfumes dos tempos bíblicos, quadros em alto-relevo do artista Renato Amisy (série "Jesus Salvador), com cenas da Bíblia, e o Novo Testamento à prova d"água. O visitante também encontrará exemplares do texto bíblico nas línguas originais, traduções em línguas como o grego, latim, inglês, espanhol, alemão, português e línguas indígenas brasileiras.

Para incentivar igrejas e cristãos a comemorarem a data, a SBB preparou publicações especiais e oferece cartazes, envelopes e planos de leitura, além de um hot site (www.diadabiblia.org.br) com material de apoio. A expectativa da SBB é que, com esses materiais em mãos, as igrejas possam realizar eventos variados, desde leituras comunitárias da Bíblia até passeatas e celebrações em praças públicas.

"Se hoje a Bíblia é o livro mais lido, traduzido e distribuído em todo o mundo, isso acontece graças à atualidade de sua mensagem, que se adapta aos mais diversos meios e formatos, inclusive a aplicativos digitais", afirma o presidente da SBB, Assir Pereira, que, juntamente com o secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação, Erní Seibert, representarão a entidade na solenidade.

História sobre o Dia da Bíblia

Criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, o Dia da Bíblia começou a ser celebrado no Brasil em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948. Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, as comemorações se intensificaram e diversificaram, passando a incluir a realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e ampla distribuição de Escrituras.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, a SBB inaugurou no final de 2003 o Museu da Bíblia, o primeiro do Brasil e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. Instalado numa área de 900 m2, integrada a um Centro de Eventos, o MuBi reúne uma Biblioteca com mais de 17 mil títulos e um espaço de exposição que conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.

*Matéria feira com base em texto enviado pela Sociedade Bíblica do Brasil.

alesp