Cartilha apresenta direitos e deveres dos usuários do SUS


01/12/2015 16:59 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Cartilha do Icesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg181510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O escritório de Projetos de Humanização do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) elaborou uma cartilha a fim de orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre os seus direitos e deveres ao procurar atendimento médico-hospitalar. O material possui informações sobre o Cartão SUS e os procedimentos gerais na rede de saúde.

"A cartilha apresenta aos usuários do SUS informações necessárias sobre o fluxo de encaminhamento para os serviços disponíveis no Estado. Trata-se de um material essencial aos que utilizam o SUS e pretendem fazê-lo de maneira correta, para evitar prejuízos", disse o 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM).

De acordo com o parlamentar, a primeira lição é sobre o funcionamento do SUS. O material explica os passos para acessar os serviços e itens, como o Cartão SUS ou documento similar de identificação, cuja função é fazer a identificação individualizada dos usuários da saúde. "Estes instrumentos ajudam a agilizar as marcações de consultas", completou.

O cartão pode ser solicitado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). O documento fica pronto na hora. Sempre que possível, o primeiro atendimento no SUS deve ser realizado num dos serviços da atenção básica, como postos de saúde, unidades básicas de saúde (UBS) ou unidades de saúde da família (USF). Para ter acesso à cartilha, acesse: http://goo.gl/f73vCF.

echedid@al.sp.gov.br

alesp