Audiência com ministro da Fazenda sobre atraso do Metrô ABC


02/12/2015 14:35 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg181511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 1/12, Orlando Morando (PSDB) presidiu a Comissão de Transportes e Comunicações, que teve importantes requerimentos aprovados. Entre eles, o requerimento de autoria de Orlando Morando (PSDB) solicitando audiência da Comissão de Transportes com o ministro da Fazenda Joaquim Levy, com a finalidade de tratar da liberação de recursos para a mobilidade urbana no Estado de São Paulo.

A ideia do requerimento surgiu após a audiência pública realizada na última semana, que apurou as causas sobre atraso de obras na Linha 18 Bronze do Metrô. O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, explicou que a Parceria Público Privada (PPP) para a Linha 18 foi assinada em agosto de 2014, sendo que a partir dessa data haveria ainda mais seis meses para a execução do contrato. Citou cifras e informou que havia uma autorização, aprovada pela Assembleia Legislativa, para empréstimo de R$ 1,2 bilhão, ainda a ser liberado pelo governo federal, através do BNDES. Entretanto, esse valor estaria vinculado à liberação de outros R$ 500 milhões, que seriam utilizados para as desapropriações, com aval da Caixa Econômica Federal, através do Comitê de Financiamento Externo (Cofiex).

"Segundo email que recebemos, a liberação desses valores ainda não ocorreu e não há previsão do Cofiex para liberação desses recursos. Por esse motivo, vamos falar com o ministro para pedir a liberação dos financiamentos da Linha-18 Bronze", explicou Orlando Morando.

omorando@al.sp.gov.br

alesp