Assembleia realiza workshop de Libras


04/12/2015 19:02 | Da Redação: Giulia Mendes - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Oficina de Libras no auditório Teotônio Vilela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carina Zonzini Bueno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Matheus Bueno Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Matheus Bueno Machado faz apresentação dos sinais Libras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pessoas com deficiência auditiva não podem viver em um mundo separado das demais. Com base nesse premissa, a Presidência da Assembleia Legislativa junto com o Departamento de Documento e Informação (DDI) promoveram, na quinta-feira, 3/12, o primeiro workshop de libras (língua brasileira de sinais) para os funcionários da casa. "O objetivo do workshop é nos socializarmos com pessoas, que são estrangeiras no seu próprio país", disse Rodrigo Tritapepe, diretor do DDI.

Carina Zonzini Bueno, uma das organizadoras do evento, apontou a dificuldade e a falta de preparo de policiais, bombeiros e médicos para se comunicar com pessoas com deficiência de audição, o que é muito presente nos dias de hoje, prejudicando o atendimento oferecido por eles. Ela acrescentou também que é muito importante a inclusão do deficiente auditivo na sociedade, sendo que há 516 mil com essa deficiência só na cidade de São Paulo.

A aula foi dada por Matheus Bueno Machado, marido de Carina, que é portador de deficiência auditiva. Ele ensinou aos participantes as letras do alfabeto, os números e algumas expressões corriqueiras, como: bom dia, boa tarde e boa noite; Olá, tudo bem com você?; Prazer em conhecê-lo (a). De acordo com Tritapepe, esse não será o único workshop de libras da Assembleia, as aulas continuarão em 2016.

alesp