Solene marca 142 anos da Catedral Anglicana em São Paulo

Fundada em 1873, é a maior Igreja Anglicana da América Latina
08/12/2015 21:58 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Aldo Quintão, Fernando Capez e Roger Bird <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182480.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182482.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 142 anos da Catedral Anglicana em São Paulo comemorados na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182484.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Quintão, Fernando Capez e Roger Bird<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Roger Bird discursa na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 142 anos da Catedral Anglicana em São Paulo comemorados na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182487.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182488.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a presidência de Fernando Capez, foi realizada nesta segunda-feira, 7/12, sessão solene em homenagem à Catedral Anglicana de São Paulo e à diocese do movimento anglicano no Brasil.

Ao ver o plenário Juscelino Kubitscheck lotado, Capez disse ser "emocionante deparar-se com tal número de pessoas numa segunda-feira à noite". Dirigindo-se a Aldo Quintão, Deão da Catedral e presidente do Instituto Anglicano, afirmou ser "esta a maior resposta que Deus poderia dar ao trabalho e dedicação" do reverendo.

Quintão, homenageado com a placa comemorativa ao evento, agradeceu a iniciativa de Capez e fez referência aos reverendos Dom Glauco e Dom Roger Bird, responsáveis pela abertura das portas da Igreja Anglicana aos brasileiros, nos anos 90. Inaugurou-se, assim, o que Bird chamou de "comunidade anglicana dos brasileiros".

Bird lembrou que a ligação entre Brasil e Inglaterra remonta à 1807, quando o almirante Sidney Smith escoltou a nau que trouxe a família imperial portuguesa em fuga para o Brasil. Na época, foi firmado um acordo para que missas pudessem ser celebradas em língua inglesa no Brasil. Assim que aportaram, as missas eram celebradas nos próprios navios, ancorados no Rio de Janeiro. Em 1873, a vinda de engenheiros ingleses que trabalhavam na supervisão da construção da Estação da Luz, motivou a edificação da Catedral Anglicana, em terreno cedido pelo Barão de Mauá. Assim surgiu a Igreja Anglicana em São Paulo, cujas missas foram celebradas nessa Catedral até a década de 50.

Instituto Anglicano

Sob a direção de Aldo Quintão, o Instituto Anglicano responde por duas creches que prestam assistência a mais de 700 crianças carentes das comunidades de Paraisópolis e Brasilândia. Na sessão solene, Quintão anunciou convênio com uma nova creche em Botucatu.

"Todos os valores arrecadados nas cerimônias religiosas ou eventos e gastos em projetos como o das creches passam pela fiscalização de uma comissão de paroquianos e são depois auditados pela consultoria Price", informou Alessio Martins Gonçalves. Ele e outros dois magistrados, Mônica Di Stasi Gantus Encinas e Rafael Henrique Janela Tamai Rocha deram testemunho de sua fé na Igreja Anglicana.

Presente à sessão solene, o deputado Aldo Demarchi (DEM) também ressaltou a justa homenagem ao reverendo Aldo Quintão, por levar a palavra do Evangelho e prestar um serviço social, baseado em três pilares: a união da família, a fé e qualidade na educação.

Todos os discursos se alternaram à apresentação dos cantores Ana Luisa Ramos, Carlos Alberto Júnior e Ricardo Moreno que interpretaram as orações Pai Nosso, Tudo Posso, Faz um Milagre em Mim e I Say a Little Pray For You.

alesp