Missa marca inauguração de ala hospitalar em Jaci


08/12/2015 17:55 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:

Bolçone e Frei Francisco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Bolçone (PSB) participou, em 5/12, de missa em ação de graças e da inauguração da ampliação do Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental, o PAI, em Jaci. A concelebração religiosa foi presidida por Frei Francisco, que comanda a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Inaugurado em agosto do ano passado, o PAI funcionava em uma ala do Hospital Santa Catarina. A nova ala tem 38 leitos, para pacientes com patologias psiquiátricas e desintoxicação de álcool e drogas. Funciona por convênio com a Secretaria de Saúde do Estado.

Na homilia, Frei Francisco fez um retrato da saúde mental: são 700 milhões de doentes no mundo, 23 milhões no Brasil, 85% dos quais sem acesso a serviços de saúde, 10% dependentes de álcool e drogas e 12% necessitam de cuidados contínuos.

Outro dado desolador revelado por Frei Francisco: apenas 2,3% do orçamento do SUS são destinados à saúde mental.

No descerramento da placa, o deputado e convidados foram recebidos com músicas de Natal cantadas por um coral. O atendimento no PAI é feito por equipe multiprofissional. As intervenções buscam o menor tempo de internação, de acordo com preceitos da atual política de saúde mental.

"Trata-se de um trabalho abrangente, sério, comprometido com a saúde e, acima de tudo, com a solidariedade humana. Tenho a satisfação, com muita humildade, de trabalhar em parceria com a associação e de ser voluntário em obras sociais sob sua coordenação como esta", disse Bolçone.

orlando.bolcone@al.sp.gov.br

alesp