PL cria Programa Estadual de Tratamento da Apneia do Sono


09/12/2015 09:55 | Da assessoria do deputado Wellington Moura

Compartilhar:

Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Wellington Moura (PRB) apresentou o Projeto de Lei 1540/2015, que institui o Programa Estadual de Tratamento da Apneia do Sono. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% dos brasileiros se queixa da qualidade do sono e 33% tem apneia. Esse distúrbio é causado por breves e repetidas interrupções da respiração durante o sono, e é causado por obstruções transitórias da passagem do ar pela garganta de pelo menos 10 segundos de duração.

"Uma boa parte da população sofre com o problema e em muitos casos a pessoa não sabe que tem apneia. Por isso, precisamos estabelecer um programa que atenda a necessidade desta parcela da população do nosso estado", disse Moura

Qualquer pessoa pode apresentar apneia do sono, até mesmo crianças. Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver o problema, como ser do sexo masculino e ter mais de 60 anos de idade. Os homens, em geral, são duas vezes mais propensos a desenvolver a doença do que as mulheres. O risco é maior para elas após a menopausa e também se estiverem acima do peso.

O Programa Estadual de Tratamento da Apneia do Sono, proposto pelo republicano, fará parte dos eventos e atividades da rede estadual da saúde e assistência social. Deverão ser realizados, em todo o Estado, atendimentos para diagnosticar o problema, para que o cidadão receba orientação e o encaminhamento para o tratamento.

wellingtonmoura@al.sp.gov.br

alesp