Campanha "Outubro Rosa" para conscientização sobre câncer de mama vira lei


09/12/2015 10:03 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:

Vanessa Damo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vanessa Damo (PMDB) teve mais uma lei em defesa das mulheres sancionada pelo governador Geraldo Alckmin. A legislação institui a campanha de prevenção ao câncer de mama denominada mundialmente de "Outubro Rosa" no âmbito do Estado de São Paulo.

"Ser autora da lei que oficializa a campanha "Outubro Rosa" em nosso Estado é uma honra para mim como mulher e parlamentar. Acredito que a nossa lei fortalece ainda mais as armas que temos contra o câncer de mama. Informação e acesso a exames como mamografia são fundamentais para o diagnóstico precoce", ressaltou a deputada, que também é presidente estadual do PMDB Mulher-SP.

Vanessa apresentou a propositura em 2011 e desde então se engaja nas campanhas de prevenção primária e secundária do câncer de mama. Infelizmente, este tipo de câncer ainda é o segundo que mais mata no Brasil, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

"Tenho trabalhado muito em favor da campanha de conscientização, pois acredito que ela é essencial. As mulheres precisam saber da importância de realizar o autoexame regularmente. Nossa luta é para diminuir as filas de espera pelo exame na rede pública de saúde. Por isso encaminho recursos para construção dos centros de Referência da Saúde da Mulher Regionais, como o que construí em Rio Grande da Serra. Tenho solicitado a carreta itinerante "Mulheres de Peito" para realizar mamografia em diversas cidades do Estado", recordou.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp