Campanhas de saúde dentro das escolas


10/12/2015 18:12 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Roberto Engler  quer  difundir a informação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dois projetos de lei de Roberto Engler (PSDB) preveem que as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul sejam realizadas no âmbito das escolas públicas do Estado de São Paulo. A ideia é que a conscientização para a prevenção de doenças se inicie entre as crianças e adolescentes, convertendo-os em multiplicadores das informações.

O PL 1532/2015 cria o Novembro Azul na Escola e o 1533/2015, o Outubro Rosa na Escola. Ambos deixam a cargo do Poder Executivo regulamentar como as ações seriam realizadas. As propostas estabelecem ainda que a conscientização dos alunos faça com que eles incentivem seus familiares a realizar exames preventivos das doenças.

O Outubro Rosa tem como público as mulheres e visa a combater fundamentalmente o câncer de mama. O Novembro Azul, um pouco mais recente, tem como foco o câncer de próstata e o público masculino e foi instituído oficialmente no Estado de São Paulo por meio de lei de autoria do próprio deputado Roberto Engler.

"Fazer com que esses relevantes temas de saúde sejam debatidos já com as crianças pode ser fundamental para criar a consciência da prevenção desde cedo", disse Engler. "Além disso, como educador, sei que os temas discutidos em sala de aula normalmente são levados pra casa, algo benéfico para alcançar não apenas os alunos, mas seus pais, irmãos e outros familiares", completa o parlamentar.

rengler@al.sp.gov.br

alesp