Sessão solene comemora os 184 anos da Polícia Militar paulista


11/12/2015 19:01 | Da Redação: Lilian Fernandes Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Oficiais da PM participam de solenidade de aniversário da Corporação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Floriano Pesaro, Ricardo Gambaroni, Coronel Telhada, Fernando Capez, General Riyuzo Ikeda e Major Olímpio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182860.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Militares e parlamentares integram a mesa que coordenou os trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182861.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Major Olímpio condecora coronel Ricardo Gambaroni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182866.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Militares e civis acompanham execução do Hino Nacional no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182863.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez (à dir.) com a medalha 9 de Julho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182864.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades civis e militares ouvem a execução do Hino Nacional pela banda da PM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182862.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez (centro) e Ricardo Cambaroni (à dir.) exibem diplomas da medalha da Constituinte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182867.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenageados exibem diplomas da medalha da Constituinte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182868.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Gambaroni faz pronunciamento durante comemoração dos 184 anos da PM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 184º aniversário da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, 11/12, num evento repleto de autoridades civis e militares.

Realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, a solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Fernando Capez, que lembrou a origem da Corporação, criada por lei da Assembleia Provincial em 15 de dezembro de 1831, em atendimento a decreto imperial baixado pelo Regente Feijó. Inicialmente, foi chamada Corpo de Guardas Municipais Permanente e foi composta por cem praças a pé e trinta a cavalo.

O deputado Coronel Telhada (PSDB) presidiu os trabalhos da sessão e destacou que, neste momento, a Corporação passa por uma fase de transformação que resultará em maior respeito da sociedade. "A corporação sobreviveu, nesses 184 anos, porque não abriu mão de dois pilares: a força e a disciplina. Devemos nos manter unidos", pediu Telhada.

Durante a cerimônia, foram agraciados com a medalha 9 de Julho os deputados Fernando Capez e Gil Lancaster (DEM), o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e o coronel Gambaroni, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em discurso, Gambaroni agradeceu o reconhecimento: "Pela Lei e pela Grei. Estes dizeres que estão na medalha 9 de julho representam o que a PM fez, em 1932, e faz até hoje: defender o povo e garantir as leis", asseverou. O militar declarou que a PM é a única instituição presente 24 horas por dia em todos os municípios do Estado de São Paulo. "Inclusive, realizando partos, pois, só no ano passado, foram realizados 54 deles dentro das viaturas", ressaltou o coronel, destacando o trabalho social desempenhado pela Corporação.

Participaram da mesa dos trabalhos, além do presidente Fernando Capez, os deputados Coronel Telhada (PSDB) e Coronel Camilo (PSD), os deputados federais Major Olímpio (PMB/SP) e Capitão Augusto (PR/SP), Floriano Pesaro, secretário estadual de Desenvolvimento Social, o coronel Ricardo Gambaroni e o general de Brigada Riyuzo Ikeda, do Comando Militar Sudeste. Também prestigiaram o evento os deputados Gil Lancaster (DEM) e Delegado Olim (PP).

Apoio a vítimas e familiares

No encerramento, dois militares foram homenageados em nome de todos aqueles integrantes da corporação que perderam a vida ou se feriram durante o exercício da função: Diego Soares da Silva, filho do Sargento Sidney da Silva, morto aos 28 anos com um tiro de fuzil na cabeça, e o sargento Wesley Carlos Turíbio, de 30 anos, também ferido com um tiro de fuzil. "Eles estavam na mesma ocorrência, dia 27 de janeiro deste ano. Turíbio vive em estado vegetativo. Peço a todos que deem apoio a essas famílias", finalizou Telhada.

alesp