Distribuição de leite sem lactose para crianças


15/12/2015 14:58 | Da assessoria do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor

Compartilhar:

 Jorge Wilson é autor do  Projeto de Lei 1590, de 2015<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182910.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do PRB, Jorge Wilson Xerife do Consumidor, apresentou o Projeto de Lei 1590, de 2015, que determina que o poder público distribua gratuitamente leite sem lactose às crianças de até dois anos com intolerância à substância.

A intolerância caracteriza-se por ausência da enzima intestinal responsável pela decomposição da lactose e as crianças portadoras dessa deficiência apresentam diversos sintomas como diarreia, vômito, perda de peso e até desidratação ao consumir o leite comum.

Ao ser constatada a intolerância, é preciso uma readaptação alimentar composta por produtos livres de lactose, entretanto o leite é indispensável, pois influencia todo o desenvolvimento da criança em razão de seu alto valor nutricional.

Para receber o benefício, a intolerância à lactose deverá ser comprovada através de atestado médico fornecido por médico do SUS e a solicitação deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis pela criança.

"O preço do leite sem lactose é excessivamente caro se comparado ao comum. Muitas famílias carentes não têm condições de comprar o alimento, razão pela qual apresentei essa proposta. Vou fazer todo o empenho junto aos meus pares na Assembleia para que o projeto seja aprovado", concluiu o deputado.

jorgewilsonxerifedoconsumidor@al.sp.gov.br

alesp