Campanha Dezembro Vermelho de prevenção à Aids


15/12/2015 17:29 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Roberto Engler é autor do projeto de Lei 1.539/2015 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182989.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 1.539/2015, de autoria de Roberto Engler (PSDB), pretende instituir, oficialmente, em todo o Estado de São Paulo, a campanha Dezembro Vermelho, dedicada a ações de prevenção do HIV/Aids. A proposta foi publicada, no dia 4/12, e segue para tramitação nas comissões.

O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o que justifica a escolha do último mês do ano para a realização da campanha. O projeto menciona ações que abordariam a prevenção, esclarecimentos e informações sobre a doença e suas formas de transmissão, detecção e tratamento.

A iniciativa de realização da campanha ficaria facultada à Secretaria Estadual da Saúde, com a cooperação da iniciativa privada e/ou de entidades civis e organizações profissionais e científicas. "A intenção é chamar a atenção para o problema da Aids, que ainda é grave e atual", ressalta Engler.

Segundo dados do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, desde a década de 1980 até junho de 2012, mais de 650 mil casos de Aids foram registrados no Brasil. Embora os tratamentos mais modernos, por meio de antirretrovirais, tenham aumentado a qualidade de vida dos pacientes, a prevenção continua sendo a melhor opção.

rengler@al.sp.gov.br

alesp