Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações


16/12/2015 18:15 | Da assessoria da deputada Clélia Gomes

Compartilhar:

Clélia Gomes (2ª à esq.), autora do projeto de lei <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg183109.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 1.552/2015, apresentado por Clélia Gomes (PHS), que inclui no calendário oficial do Estado o Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações da Umbanda e do Candomblé, foi aprovado na Assembleia Legislativa, seguindo para sanção do governador. A data, que será comemorada anualmente no dia 30 de setembro, foi protagonizada pelo Movimento Águas de São Paulo, que auxiliou no desenvolvimento de lei similar aprovada na câmara paulistana.

É de extrema importância que muitos erros, lendas e confusões a respeito das religiões de matriz africana sejam desmistificados e, assim, se erradique o preconceito e a discriminação sofridos pelos seus seguidores, ainda nos dias de hoje.

"O povo de candomblé e da umbanda, bem como todos os povos tradicionais do Brasil, necessitam e merecem ter espaço e voz no nosso país. E nada mais reconhecedor do que se instituir o Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações da Umbanda e Candomblé", afirmou Clélia.

cleliagomes@al.sp.gov.br

alesp