Exame de vitamina D nas UBS do Estado


17/12/2015 17:55 | Da assessoria do deputado Paulo Correa Jr.

Compartilhar:

Deputado defende exame de rotina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg183153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado na noite de 15/12, o projeto de lei que determina a inclusão da dosagem de Vitamina D no rol dos exames de rotina solicitados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado de São Paulo. Agora segue para sanção pelo governador.

Antes havia o entendimento de que a vitamina D servia apenas para a manutenção de dentes e manter os ossos saudáveis. Com o passar do tempo, a medicina percebeu que a vitamina D é muito mais importante do que isso. Ela é um fator que determina a nossa saúde de maneira geral.

Atento a essa informação, o deputado Paulo Correa Jr (PEN) apresentou PL que determina que nos exames de rotina, solicitados nas UBSs do Estado de São Paulo, seja incluída a dosagem de vitamina D.

Atualmente, muito se tem falado sobre o que a falta de vitamina D pode causar ao nosso organismo. A medicina avançou e hoje é comprovado que a vitamina D é essencial, pois previne doenças e tem sua função na absorção de cálcio.

Em contrapartida, alguns fatores contribuem para o crescente número de casos de carência de vitamina D, o principal deles é a falta de exposição do corpo humano ao sol. A maioria das pessoas trabalha em ambientes fechados, tendo pouco contato com os raios solares. Alguns sinais fazem com que nós percebamos isso: fraqueza muscular, depressão, asma, gripe e doenças respiratórias, enfraquecimento dos ossos, doenças cardiovasculares e até câncer.

paulocorreajr@al.sp.gov.br

alesp