Radioterapia é liberada no Centro Oncológico de Osasco


14/01/2016 16:29 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins visita centro com lideranças e equipe técnica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) inaugurou na semana passada o seu primeiro serviço de radioterapia fora da capital paulista, na unidade de Osasco. Segundo informações da assessoria de imprensa do Icesp, a inauguração foi possível porque a CNEN concedeu a autorização para o funcionamento do equipamento nuclear antes do previsto.

Inaugurado em agosto de 2014, o centro de tratamento do câncer funcionava na cidade apenas parcialmente, oferecendo quimioterapia, procedimentos ambulatoriais e análises clínicas. Em maio de 2015, o deputado Marcos Martins e sua equipe visitaram a unidade, que já contava com o aparelho de radioterapia, aguardando apenas os trâmites burocráticos. Na ocasião, o deputado colocou seu mandato à disposição do médico Gustavo Albuquerque, responsável pela unidade, para auxiliar na obtenção da licença junto ao órgão federal.

"Todos os equipamentos nucleares em operação no país precisam de autorização, que é centralizada por um órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Apesar de haver uma fila enorme para a liberação, o governo federal esteva ciente da importância da radioterapia na unidade de Osasco, já que a região representa 15% de todos os pacientes atendidos pelo Icesp", comemora Martins. "Agora sabemos que nossos esforços não foram em vão", complementou o deputado.

O centro oncológico em Osasco é uma bandeira importante na atuação de Marcos Martins, que lutou desde 2009 ao lado do grupo Oncovida e da Abrea pela implementação desta unidade do Icesp. Foram mais de 50 mil assinaturas coletadas em abaixo-assinado e intensa campanha promovida nas ruas e nas redes sociais.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp