Descalvado quer ampliar programa de castração animal


15/01/2016 15:34 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Município já mantém programa de controle e identificação animal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183450.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, analisará requerimento do deputado Edmir Chedid (DEM) que trata da liberação de recursos para ampliação de programa de castração animal no município de Descalvado (Região Administrativa Central). A medida também atende reivindicação apresentada pelo vereador Argeu Donizetti Reschini.

Além de combater a transmissão de doenças, ações de controle e identificação de cães e gatos, defendeu o parlamentar, são iniciativas seguras para evitar que animais, especialmente filhotes, sejam abandonados. "A castração é um procedimento eficiente para evitar também que animais continuem se reproduzindo sem controle", disse.

Nos últimos anos, Edmir Chedid tem reafirmado ao Estado a importância do repasse de investimentos às prefeituras para implantação e manutenção de programas permanentes destinados ao controle de natalidade de animais urbanos. "Em 2014, conseguimos a liberação de recursos, por meio de emenda parlamentar, para o desenvolvimento do programa municipal de castração e identificação de animais, uma atividade importante que precisa ser mantida", salientou.

Com população estimada em 32.980 habitantes (IBGE 2015), Descalvado apresentou desempenho negativo, de 2010 a 2012, no ranking do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), ao ser rebaixado do Grupo 1 para o Grupo 2, que concentra municípios com bons níveis de riqueza e deficiência em indicadores de longevidade ou escolaridade.

echedid@al.sp.gov.br

alesp