Morre ex-deputado João Baptista Breda


22/01/2016 18:29 | Da Redação

Compartilhar:

João Baptista Breda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183540.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O psiquiatra e ex-deputado estadual João Batista Breda morreu na manhã desta sexta-feira, 22/1, aos 78 anos. Desde 1998 ele atuava no consultório de Psiquiatria da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, no centro da capital paulista. A informação foi confirmada pela entidade ligada à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Nascido em Itapira, no dia 22/5/1937, Breda carregava consigo uma larga história de defesa dos Direitos Humanos, incluindo o movimento LGBTT e a reforma agrária, entre outros pontos. Foi eleito deputado estadual em 1978, pelo MDB, para a nona legislatura (1979/1983). Em 1980, após a redemocratização do país, entrou filiou-se ao PT, passando a compor a primeira bancada desse partido na história do Legislativo paulista.

Considerado um dos pioneiros na luta contra a discriminação ao segmento LGBTT, Breda presidiu a Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos ao lado do ex-ministro da Justiça José Gregori, e de Eduardo Suplicy, Hélio Bicudo, Fernando Gabeira e Paulo Sérgio Pinheiro.

O corpo está sendo velado no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo, de onde segue, às 22h, com destino à Câmara Municipal de Itapira, cidade onde será sepultado, às 10h, no Cemitério Municipal da Saudade.

alesp