Carreta da Mamografia atende mil mulheres em Barueri


04/02/2016 14:41 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:

Carreta da Mamografia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais de mil mulheres foram atendidas na Carreta da Mamografia entre os dias 6/1 e 3/2 em Barueri. O serviço promovido pelo programa Mulheres de Peito, do governo do Estado, foi levado ao município por meio de solicitação de Gil Lancaster (DEM).

"Essa Carreta da Mamografia é uma das quatro que o Estado dispõe para atender as cidades paulistas dentro de um sistema de rodízio, por isso fico feliz que o governador Geraldo Alckmin tenha atendido prontamente o meu pedido", afirma o deputado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no mundo ocorra cerca de um milhão de casos de câncer de mama por ano. Segundo Kátia Cristina, responsável pelo atendimento da Carreta da Mamografia que esteve em Barueri, todas as mulheres atendidas tinham dúvida sobre os cuidados preventivos a respeito do câncer de mama. "Aqui na Unidade Móvel 3 percebemos que as mulheres que nos procuraram não haviam feito o auto exame por não saber os procedimentos e também ainda não tinham feito a mamografia", disse.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas.

A cidade de Barueri disponibiliza para as mulheres o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, que funciona na Secretaria de Promoção Social, na avenida 26 de Março, 1.159, no Jardim São Pedro. O telefone para mais informações é 4199-2800, ramal 174.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp