Deputado recebe a "Comenda da Liberdade" em Redenção da Serra


12/02/2016 10:49 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso (esq.) recebe a Comenda da Liberdade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nascido em Redenção da Serra, onde já recebeu Menção Honrosa pelos serviços prestados à comunidade, Padre Afonso (PV) foi agraciado nessa quarta-feira, 10/2, com a "Comenda da Liberdade". A honraria marca as comemorações da Semana da Liberdade, criada para lembrar que a cidade é uma das pioneiras no Estado de São Paulo na libertação dos escravos antes da Lei Áurea, em 10 de fevereiro de 1888.

"Para mim é muito significativa essa Comenda e digo: Redenção pode continuar contando comigo", afirmou Padre Afonso ao discursar e agradecer a Câmara pela homenagem. Lembrou também que a escravidão precisa continuar a ser combatida. "A escravidão é uma mancha da humanidade e ainda há muitos tipos de escravidão vigentes", disse o parlamentar, que foi membro da CPI do Trabalho Escravo, na Assembleia Legislativa.

Além de Padre Afonso foram homenageados o ex-prefeito da cidade, Dr. Neymar Neves de Azevedo, o pároco local Cônego Amâncio Calderaro Junior e o pastor Reginaldo Ramos de Oliveira, da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Madureira.

É a primeira vez que a comenda é concedida e a indicação de Padre Afonso para recebê-la foi do vereador Daniel Pereira, também autor da lei que criou a Semana da Liberdade. Em 10 de fevereiro de 1888, fazendeiros locais se reuniram na sede da antiga Fazenda Ponte Alta e declararam extinta a escravidão no município.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp