Memória Ferroviária é destaque na nova biblioteca Tristão de Athayde

O deputado Ricardo Madalena (PR) prestigiou solenidade de inauguração da nova sede da biblioteca municipal Tristão de Athayde, em Ourinhos. Instalada na Avenida Rodrigues Alves, 141, em frente à secretaria municipal de Cultura (Casa dos Ingleses), a ideia é utilizar esse espaço para o resgate da memória ferroviária. Assim, foi colocado, ao lado do prédio da nova sede, um vagão de 1945 da extinta Fepasa. Esse vagão foi obtido junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), graças à intervenção do deputado Madalena (ex-superintendente do DNIT/SP) e do vereador Flavinho do Açougue.
"Parabenizo a equipe da secretaria da Cultura e a administração da prefeita Belkis Gonçalves Santos Fernandes, pois, mesmo com as dificuldades que os municípios enfrentam neste momento, não descuida da educação e cultura da população de Ourinhos", disse Madalena.
De acordo com a diretora da Rede de Bibliotecas de Ourinhos, Lia Ferrer, foi implantado um novo conceito, denominado Biblioteca Viva, que além de oferecer espaço para a leitura, propõe uma série de atividades que integram a comunidade onde está inserida.
"O local passa a servir como ferramenta para facilitar a vida da comunidade. Entre as melhorias, fizemos adaptações para garantir a acessibilidade sobretudo de idosos, crianças e pessoas com deficiência. Essa era uma grande dificuldade no prédio antigo", comentou Lia.
Também participou da solenidade o deputado federal Capitão Augusto.
ricardomadalena@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações