Solenidade marca revitalização de duas estradas rurais em Parelheiros

Foram recuperados 13 quilômetros de vias que ligam os bairros de Marsilac e Embura
12/02/2016 18:35 | Da Redação: Mateus Lima Foto: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Fernando Capez (centro) acompanha o discurso do prefeito Fernando Haddad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184427.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez fala ao público durante solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin destacou a necessidade do crescimento do turismo interno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184429.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades estaduais e do município abrem banner com referência ao governo estadual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184430.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, participou nesta sexta-feira, 12/2, juntamente com o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad, da cerimônia de entrega das obras de revitalização das estradas rurais Ponte Alta e Bela Vista, no distrito paulistano de Parelheiros. Foram recuperados 13 quilômetros de vias que ligam os bairros de Marsilac e Embura, situados no Parque Estadual da Serra do Mar, na divisa com Itanhaém.

Em discurso, Capez ressaltou que o distrito de Parelheiros sempre esteve entre suas preocupações. Ele recordou pedido seu, encaminhado em julho de 2015, ao secretario estadual da Saúde, David Uip, solicitando que a Carreta Mulheres de Peito prestasse serviços neste distrito, pelo fato de se tratar de um local com população carente, onde mulheres acima de 40 anos talvez não tenham oportunidade de realizar exames preventivos para detecção do câncer da mama. O presidente lembrou também que a construção da cobertura da quadra de esportes em Parelheiros decorreu de solicitação sua feita ao governador.

Ressaltando a importância do programa Melhor Caminho, o governador Geraldo Alckmin destacou a necessidade do crescimento do turismo interno. "É a maneira mais rápida de gerar emprego e distribuir renda", asseverou. Haddad também frisou que sempre houve uma preocupação com a região de Parelheiros, afirmando a necessidade de "desenvolvimento, sem prejuízo da preservação ambiental, que é garantia de futuro para as próximas gerações".

Desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado em parceria com a prefeitura do município de São Paulo, a obra busca facilitar o acesso dos visitantes às rotas turísticas e agilizar o escoamento da produção de cerca de 50 agricultores que se dedicam ao cultivo de hortaliças e de plantas ornamentais. As melhorias também terão reflexo no deslocamento da população local, facilitando a passagem dos serviços de transporte público, ambulâncias e coleta de lixo.

Participaram da solenidade representantes de entidades de moradores da região e diversas autoridades, dentre elas o secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, os deputados estadual Milton Leite Filho (DEM) e federais Antonio Goulart (PSD/SP) e Alexandre Leite (DEM/SP).

Parelheiros

Totalmente situado em área de proteção de mananciais, junto a reservas da Mata Atlântica, Parelheiros tem se destacado como um dos principais polos de ecoturismo paulista, oferecendo diversas atividades como trilhas, cachoeiras, pesqueiros, aldeias indígenas, além de festivais culturais e gastronômicos, que remetem às tradições de colônias de imigrantes. Pelo programa Melhor Caminho, instituído em 1997 e destinado à elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e prefeituras municipais para a execução de obras de recuperação de estradas rurais de terra, não pode haver o revestimento asfáltico das estradas de terra.

alesp