PL vai ajudar jovens na escolha da profissão


16/02/2016 17:18 | Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Compartilhar:

Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Maria Lúcia Amary (PSDB) apresentou projeto de lei, nesta segunda-feira (15/2), na Assembleia Legislativa, que cria a disciplina de orientação vocacional e profissional nas escolas de ensino médio da rede pública do Estado como atividade complementar.

"Com o formato atual, o ensino médio não tem fornecido respostas aos jovens. Esses adolescentes vivenciam conflitos relativos ao acesso ao mundo adulto que podem ganhar grandes proporções. Essa carência precisa ser suprida e isso é o que o nosso projeto faz", disse Amary.

A proposta visa instituir uma assessoria focada no encaminhamento técnico dos estudantes, por meio do acompanhamento de profissionais da área, com capacidade para mostrar os melhores caminhos e oferecer informações abalizadas sobre cada profissão procurada.

Para Maria Lúcia, a escolha em desacordo com as habilidades e preferências do estudante leva à perda de tempo, frustração pessoal e a um gasto desnecessário para o aluno e para os seus familiares e ainda, à colocação no mercado de profissionais infelizes.

"Queremos encurtar o caminho até a escolha correta, abrir oportunidade para que novos profissionais da educação ingressem no mercado e formar bons profissionais para o futuro do país e o melhor de tudo é que os custos para se chegar a isso são pequenos", afirmou a parlamentar.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp