Ourinhos e Narandiba buscam classificação de Interesse Turístico


17/02/2016 18:00 | Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Compartilhar:

Bragato (7º à esq.), o prefeito de Narandiba, Ênio Magro (à sua dir.), autoridades e moradores que entregaram documentos ao deputado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projetos de lei do deputado Mauro Bragato (PSDB), em trâmite na Assembleia Legislativa, classificam Ourinhos e Narandiba como Municípios de Interesse Turístico.

No PL 45/2016, o deputado informa que Ourinhos possui rico potencial turístico em recursos naturais que abrangem três importantes rios do Estado, o Paranapanema, o Turvo e o Pardo, todos propícios à pesca. O Paranapanema é ideal para a prática da canoagem e nele é disputada uma das etapas da Maratona Aquática do Estado de São Paulo.

Ourinhos também se destaca na área cultural. A cidade possui escolas de dança, o Centro Cultural Tom Jobim e três teatros, o Municipal Miguel Cury e os teatros Elizabetano e de Arena. "Transformar Ourinhos em Município de Interesse Turístico permite reconhecer a sua vocação para o turismo, lazer, cultura e negócios", enfatiza Bragato.

No PL 12/2016, o parlamentar reitera que Narandiba conta com recursos naturais e paisagísticos que tornaram a cidade referência no turismo regional. "Para Narandiba, deslocam-se moradores do Oeste do Estado em busca de atividades de lazer", informa o projeto.

O município é um dos principais produtores de frutas na região, incluindo as exóticas, como a pitaya, lichia e atemoia. Destaca-se no artesanato de bambu, na fabricação de bancos e mesas de madeiras e o turismo religioso começa a despontar com as crescentes visitas à gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp