Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprova PL do Zóster


17/02/2016 18:03 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Objetivo é divulgar tratamentos e medidas de prevenção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184804.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 16/2, o Projeto de Lei 1051/2015, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), que institui a Campanha de Conscientização sobre o Zóster ou herpes-zóster, também conhecido como "cobreiro", uma inflamação aguda causada pelo mesmo vírus da catapora.

O projeto tem por objetivo promover ampla divulgação em âmbito estadual das características da doença, suas causas e os tratamentos dos sintomas, bem como a indicação de medidas preventivas. A proposta, que já havia sido aprovada em setembro pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), seguirá para análise da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP).

O parlamentar explicou que a campanha será realizada por meio da veiculação de anúncios nos meios de comunicação, como internet, jornais, rádio e televisão, bem cartazes e distribuição de cartilhas informativas nos estabelecimentos públicos e privados de saúde. "Também deverão ser promovidos cursos e palestras sobre o tema para os profissionais de saúde", acrescentou.

No Brasil, são registradas por ano cerca de dez mil hospitalizações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por catapora e zóster. A dor associada à doença pode prejudicar o sono, impactando negativamente no trabalho e em atividades cotidianas do paciente. A taxa de mortalidade por complicações em adultos aumenta a partir dos 50 anos.

echedid@al.sp.gov.br

alesp