Frente quer criação de Secretaria Estadual do Idoso


25/02/2016 10:33 | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:

Frente vai buscar mais direitos para a terceira idade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg185528.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 24/2, a audiência de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento foi uma iniciativa do mandato de Beth Sahão (PT) e contou com apoio das lideranças do PT e da Minoria na Casa.

Durante as discussões, os debatedores atentaram para a necessidade de criação de uma Secretaria Estadual do Idoso, com o objetivo de coordenar e integrar as políticas públicas destinadas aos cidadãos e cidadãs da Terceira Idade.

A presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel de Azevedo Noronha, a Bebel, foi uma das que comentaram sobre a importância da criação desse órgão.

Beth lembrou que já existe um projeto de sua autoria tramitando na Assembleia, apresentado em 2013, que prevê a criação da secretaria. "Sabemos das dificuldades para se aprovar um projeto desses na Casa. Porém, vamos lutar para que a proposta avance, pois a Terceira Idade é a faixa etária que mais cresce no País e demanda ações específicas e transversais", afirmou.

Além da proposta para criação da secretaria, outras ideias foram apresentadas como a implantação de políticas destinadas a garantir mais respeito e acessibilidade aos idosos no transporte público e também mais qualidade no atendimento em saúde. A necessidade de se colocar em prática ações para fortalecer o protagonismo social dos idosos também foi levantada.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp