Frente quer criação de Secretaria Estadual do Idoso
Foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 24/2, a audiência de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento foi uma iniciativa do mandato de Beth Sahão (PT) e contou com apoio das lideranças do PT e da Minoria na Casa.
Durante as discussões, os debatedores atentaram para a necessidade de criação de uma Secretaria Estadual do Idoso, com o objetivo de coordenar e integrar as políticas públicas destinadas aos cidadãos e cidadãs da Terceira Idade.
A presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel de Azevedo Noronha, a Bebel, foi uma das que comentaram sobre a importância da criação desse órgão.
Beth lembrou que já existe um projeto de sua autoria tramitando na Assembleia, apresentado em 2013, que prevê a criação da secretaria. "Sabemos das dificuldades para se aprovar um projeto desses na Casa. Porém, vamos lutar para que a proposta avance, pois a Terceira Idade é a faixa etária que mais cresce no País e demanda ações específicas e transversais", afirmou.
Além da proposta para criação da secretaria, outras ideias foram apresentadas como a implantação de políticas destinadas a garantir mais respeito e acessibilidade aos idosos no transporte público e também mais qualidade no atendimento em saúde. A necessidade de se colocar em prática ações para fortalecer o protagonismo social dos idosos também foi levantada.
bsahao@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações