Sukyo Mahikari comemora seu dia estadual em sessão solene

Entidade criada no Japão em 1959 busca o aperfeiçoamento do ser humano
26/02/2016 17:50 | Da Redação Fotos Roberto Navarro

Compartilhar:

Plenário JK durante cerimônia que comemorou Dia do Sukyo Mahikari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg185721.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jooji Hato (centro) preside homenagem ao Dia do Sukyo Mahikari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg185722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes do Dia do Sukyo Mahikari e Jooji Hato (centro) acompanham execução do Hino Nacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg185723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ushitaro Kamia discursa durante solenidade na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg185724.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto do fundador do Sukyo Mahikari, Kotama Okada, é projetada durante a comemoração do Dia do Sukyo Mahikari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg185610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Instituído através de projeto de lei apresentado pelo deputado Jooji Hato (PMDB), o Dia Estadual da Sukyo Mahikari foi comemorado nesta sexta-feira, 26/2, em sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek.

"Vários outros Estados e cidades também apresentaram projetos instituindo o Dia da Sukyo Mahikari, que se celebra anualmente em 27 de fevereiro. Fico feliz de saber que o trabalho que iniciamos aqui ressoa em todo o país", disse Hato, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa.

O deputado lembrou que a Sukyo Mahikari propõe o retorno à pureza original, irradiando a luz de Deus pela imposição das palmas das mãos. A entidade foi criada no Japão em 1959 e, pregando harmonia e equilíbrio entre as pessoas, chegou ao Brasil em 1974.

O sucesso da expansão da Sukyo Mahikari em países de todos os continentes, mas sobretudo no Brasil, foi destacado pelo praticante Gabriel Rico, diretor executivo da Câmara Americana de Comércio. Ele observou que a expansão da entidade no país inclui a construção de um edifício, no bairro paulistano da Liberdade, para atividades de cunho científico e realçou ainda o papel da Mahikari na pregação de princípios de sustentabilidade, uso de energia renovável e agricultura orgânica.

"A prática da imposição de mãos se dá através de ondas de partículas infinitesimais purificadoras da mente e do espírito. Essas partículas têm extraordinária força de transformação, capaz de fazer de nós seres humanos melhores", concluiu Rico.

Também praticante da Mahikari, a médica psiquiatra Márcia Helena Zanini ressaltou o papel dessa prática dentro de um conceito de saúde que envolve vários conhecimentos e a interação multidisciplinar de uma equipe integrada. "Como profissionais da saúde, somos divulgadores da importante missão de contribuir para que as pessoas possam cuidar do espiritual e do corporal", ela disse.

Vários parlamentares participaram da solenidade, entre os quais o deputado Itamar Borges (PMDB) e os vereadores Ushitaro Kamia e George Hato. Kamia observou que a Mahikari revigora as pessoas para os desafios do dia a dia e que, com sua prática extensiva, "teríamos menos momentos turbulentos no país e no mundo". Já o vereador George Hato deu ênfase à necessidade de cultivar a espiritualidade nos jovens, como uma forma de afastar doenças e vícios.

O presidente da Sukyo Mahikari do Setor da América Latina, Hiroki Shimizu, creditou "ao esforço do trabalho voluntário" a possibilidade de realizar essa solenidade, que desde 2013 comemora o dia estadual da entidade. "Todos os caminhos começam com o primeiro passo, e esse primeiro passo foi dado aqui em São Paulo."

Ele observou que a devastação espiritual da alma humana está na origem das tragédias que acontecem no mundo e que uma das missões da Sukyo Mahikari é trabalhar pelo restabelecimento espiritual e físico do ser humano.

Um vídeo sobre a vida do fundador da Sukyo Mahikari, Kotama Okada, foi exibido na solenidade, que contou ainda com a presença do ex-ministro do Trabalho Almino Affonso, do desembargador do TJ/SP João Francisco Moreira Viegas e do presidente da Sukyo Mahikari da Sede de Orientação de São Paulo, Hidekazu Sakamoto, entre outras autoridades.

alesp