Obras de interligação do Jaguari-Atibainha são iniciadas


01/03/2016 14:39 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Obras de interligação antecipadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg185843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), destacou a importância das obras de interligação entre as represas Jaguari e Atibainha, que integram a Bacia do Paraíba do Sul e o Sistema Cantareira. A obra, estratégica para o Estado, foi antecipada a fim de se aumentar os níveis de segurança do sistema.

O empreendimento permitirá a transferência de 5,13 m³/s de água da Jaguari ao Atibainha, garantindo maior segurança hídrica no abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). "O consumo de água aumenta, por isso, a importância desta obra de cooperação federativa, que envolve a União e os esforços do Rio de Janeiro", afirmou o parlamentar.

Chedid explicou que o transporte da água entre as represas será realizado por adutora de 13,4 quilômetros de extensão e um túnel de seis quilômetros. Além disso, o sistema será composto por estação elevatória e subestação elétrica. Serão mais de 9,5 milhões de pessoas beneficiadas diretamente na Grande São Paulo. "Também temos de destacar o número de empregos gerados, que ultrapassa 5,3 mil vagas diretas e indiretas", completou Edmir.

Em breve, a transferência de água poderá funcionar também no sentido inverso (da represa Atibainha para a de Jaguari), otimizando a capacidade dos dois reservatórios, uma ajuda mútua entre importantes sistemas de abastecimento de água, que beneficiará também o Vale do Paraíba.

echedid@al.sp.gov.br

alesp