Programa da TV Assembleia debate a questão hídrica


02/03/2016 17:50 | Da assessoria do deputado Edson Giriboni

Compartilhar:

Edson Giriboni, Fernando Capez, Jorge Machado e Benedito Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg185979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite do deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa, Edson Giriboni (PV), ex-secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, participou ao lado do atual secretário, Benedito Braga, da gravação do programa Em Discussão da TV Assembleia, especial sobre a questão hídrica, principalmente sobre a situação na macrometrópole paulista, um conjunto de 153 cidades situadas no raio de 200 km da capital, que concentra 72% da população do Estado. O programa deve ir ao ar no Dia Mundial da Água, 22 de março.

Giriboni falou sobre as obras que iniciou quando ocupava a secretaria, como os reservatórios de Pedreiras e Duas Pontes na região de Campinas e a parceria público-privada do Sistema Produtor de Água São Lourenço, investimentos que irão aumentar o abastecimento para a macrometrópole. As parcerias com a iniciativa privada também foram lembradas pelo deputado Capez como inevitáveis: "o Estado não tem capacidade de investimento para atender a demanda", disse. O secretário Braga lembrou também dos projetos de reúso de água, como o Aquapolo Ambiental, com capacidade para produzir até mil litros por segundo, como exemplos de projetos que precisam ser ampliados.

Para o deputado Edson Giriboni, apesar do sofrimento causado pela falta de água nos últimos anos, as pessoas estão aprendendo a consumir esse bem de forma racional.

egiriboni@al.sp.gov.br

alesp