Assembleia recebe aula magna de mestrado em turismo da USP


04/03/2016 18:31 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Aula magna de mestrado em turismo da USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pelo terceiro ano consecutivo a Assembleia Legislativa sedia aula magna do Programa de Mestrado em Turismo da USP. A promoção da aula é da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e conta com o apoio do primeiro-secretário da Casa, deputado Enio Tatto (PT). O evento acontece nesta segunda-feira, 7/3, a partir das 14h, no auditório Paulo Kobayashi, e tem como tema a "Realidade atual do turismo brasileiro".

O palestrante deste ano é o professor-doutor Mario Carlos Beni e o moderador é o doutor Luiz Gonzaga Godoi Trigo, ambos da Universidade de São Paulo (USP).

A aula magna abre o ano letivo do mestrado e se propõe a discutir os caminhos da Política Pública de Turismo no Brasil e o desenvolvimento da pós-graduação na Universidade de São Paulo. "A aula tem como objetivo chamar a atenção pública para a importância social, econômica e cultural que a atividade turística representa na atualidade no Brasil e no mundo", observa o professor-doutor Alexandre Panosso Netto, coordenador do mestrado em turismo da EACH-USP.

"O turismo é hoje uma das atividades mais rentáveis em praticamente todo o mundo", afirma o deputado Enio Tatto. Ele destaca que a Organização Mundial do Turismo, órgão das Nações Unidas, aponta que o número de pessoas que viajam todos os anos entre os países chega a um bilhão. Segundo ele, isso representa mais de 12% da população mundial.

Esse número diz respeito somente às viagens internacionais, porém, se forem consideradas as viagens domésticas, o número é superior à própria população mundial, uma vez que um grande grupo de pessoas faz mais de uma viagem ao ano. No Brasil, o número de turistas estrangeiros chega a seis milhões ao ano.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp