Novas ferramentas digitais na construção civil


11/03/2016 17:42 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar (6º à esq.) e participantes do seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186468.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Frente Parlamentar da Indústria da Construção (FPIC), da Assembleia Legislativa, Itamar Borges (PMDB), participou, no dia 10/3, do Seminário Internacional sobre o BIM (Building Information Modeling), realizado pela Fiesp.

O BIM é um sistema responsável por criar uma construção virtual, através de softwares específicos, desde o desenvolvimento do projeto, construção, operação até a manutenção da obra. "O BIM é uma nova tecnologia de processos de projetos que tem grande vantagem imediata, a eliminação de desperdícios de material, pois torna o projeto assertivo e confiável", revelou o palestrante Sergio Amorim, professor da Universidade Federal Fluminense.

"A FPIC nasceu aqui, recentemente e foi um importante avanço na busca pelo aperfeiçoamento das obras públicas. Medidas como planejamento e gestão, previsibilidade e segurança jurídica, controle de prazos e custos, sustentação dos investimentos e redução do ciclo de obras é o que a frente busca", disse Itamar.

A composição da mesa principal foi formada por Itamar; Mario Esper, da Deconcic; Laurent Bili, embaixador da França no Brasil e Walter Vicioni, do Senai-SP. O seminário contou com a presença de diretores e conselheiros do Deconcic e do Senai-SP, empresários e entidades do setor público e autoridades.

itamarborges@al.sp.gov.br

alesp