Ato solene na Assembleia comemora o Dia Estadual do DJ


11/03/2016 19:38 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Roberto Carlos Navarro

Compartilhar:

Ana do Carmo fala na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Myrrha, Antonio Carlos, Ana do Carmo e Elisangela Marques <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana do Carmo, Iraí Campos, Grand Master Ney e Antonio Carlos  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186504.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana do Carmo, Antonio Carlos e  Grand Master Ney<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186505.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Iraí Campos e Grand Master Ney<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186506.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Iraí Campos e Ana do Carmo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186507.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia Estadual do DJ é comemorado na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes dos DJs (sigla em inglês que significa disc jockey) reuniram-se na Assembleia nesta sexta-feira, 11/3, para um ato solene em comemoração à passagem do Dia Estadual do DJ. A data passou a constar do calendário oficial do Estado graças à proposta da deputada Ana do Carmo (PT), aprovada pelo Legislativo e transformada na Lei 832/2014.

Coube à parlamentar a iniciativa de promover o ato solene, que contou com a participação de representantes do Sindicato dos DJs e Profissionais de Cabine de Som (Sindecs). Eles aproveitaram a reunião para debater a regulamentação desses profissionais, que somam no Estado quase 30 mil pessoas.

"Já temos o reconhecimento; falta a regulamentação para iniciarmos os desdobramentos da profissão, cuja movimentação se dá mais pela paixão do que pela carreira e profissionalismo", disse o presidente do Sindecs, DJ Antonio Carlos Santos. Ele explicou que o PL 2081/2014, de autoria do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT/SP), atende às reivindicações da categoria e "tem muita probabilidade de ser aprovado". Santos se referiu à necessidade de debater a realidade do trabalho do DJ, mas reconheceu que falta organização à categoria. Disse que o setor está fragmentado e os profissionais sofrem com incoerência de cachês e distorções sobre o que faz um DJ.

Ana do Carmo lembrou que os DJs são artistas, produtores de eventos, muitas vezes anônimos, que trabalham nas periferias das cidades como difusores da cultura. Anunciou aos presentes que seria possível a instalação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos DJs para discutir os problemas e ajudar a divulgar melhor o trabalho desses profissionais. Assinalou, porém, que é preciso participação e muita luta da categoria.

Elisângela Marques, representante do deputado federal Vicentinho, enalteceu o papel do DJ como educador social junto a crianças e adolescentes da periferia. Durante o ato solene, foram homenageados os empresário Iraí Campos e o DJ Grand Master Ney, este último com 40 anos de profissão.

alesp