Projeto de lei incentiva produção orgânica


14/03/2016 15:35 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Ana do Carmo (esq.) e Aldo Demarchi (3º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186529.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aldo Demarchi (DEM) e Ana do Carmo (PT), coordenadores da Frente em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, receberam, no dia 10/3, minuta de projeto de lei que institui política estadual para o setor. Participaram também da reunião técnicos das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, bem como representantes da Associação Agricultura Orgânica, da Fundação Mokiti Okada, da Cooperativa de Assessoria Técnica e Extensão Rural e do Instituto Kairós.

O deputado destacou a importância de se construir o projeto por meio das experiências de quem quer produzir e das dificuldades que encontram pelo caminho. "A interferência do Estado deve ser no sentido de alavancar essa produção e não criar mais burocracia", observou Demarchi. Ele acredita que o principal objetivo é incrementar a agricultura orgânica e agroecológica para democratizar o acesso aos produtos. "Hoje eles são bem mais caros que os alimentos convencionais. Dessa maneira, só o aumento da produção pode torná-los mais acessíveis. Então, é preciso que essa política pública seja inclusiva, não deixando de fora nenhum segmento que queira produzir, sejam pequenos, médios ou grandes produtores", argumentou Demarchi.

A próxima etapa dos trabalhos da Frente é divulgar os termos da minuta a todos os setores da produção orgânica e agroecológica para coletar sugestões.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp