Isenção de ICMS para compra de equipamentos


15/03/2016 15:17 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:

Sardelli (à direita) apresenta projetos que beneficiam a segurança pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Chico Sardelli (PV), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, apresentou o Projeto de lei 154/2016, que propõe isenção de ICMS na aquisição pelos municípios de veículos equipados, coletes à prova de balas e uniformes (cinturão, coturno, camisetas e outros), exclusivamente destinados às guardas municipais.

Recentemente foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin a Lei 16.111, de autoria do deputado, que autoriza o governo a liberar recursos para os municípios investirem em segurança pública. "Seguindo essa mesma linha, entendo que a isenção da cobrança do ICMS na aquisição destes itens também irá colaborar com o orçamento das prefeituras, que poderão investir mais na segurança da população", justificou Sardelli.

O deputado comentou ainda que a apresentação do projeto atende solicitação de muitos municípios, que acompanham as atividades da Frente Parlamentar. O PL estabelece o prazo de dois anos para a lei entrar em vigor. "Esse período é necessário para que o Poder Público tenha tempo hábil para incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento Estadual a previsão estimada do impacto financeiro no exercício. Também para estabelecer um prazo para prévia deliberação unânime do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para a concessão da isenção do ICMS, sob pena de nulidade", esclareceu.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp