Fiesp debate cenário econômico


21/03/2016 11:59 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar Borges (3º à dir.) na mesa de trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O economista Octavio de Barros apresentou, no dia 16/3, em reunião do Conselho Superior de Economia da Fiesp (Cosec), uma análise das incertezas e possibilidades de 2016. A convite do ex-ministro Delfim Netto, presidente do Cosec, Itamar Borges (PMDB), que é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Alesp, também participou da reunião.

Octavio de Barros se mostrou otimista com as possibilidades da economia brasileira, se acontecer uma reversão da atual falta de confiança, especialmente no campo político. A expectativa é que neste ano a situação econômica retome o equilíbrio e, em 2017, poderá se retomar o crescimento.

Segundo o economista, a "extraordinária diversificação da economia brasileira" permitirá o crescimento do PIB de 2% em 2017 e 3% em 2018, com inflação baixa de 6,5% em 2016 e 4,5% em 2017 e a redução da taxa básica de juros (Selic), dos atuais 14,25% para abaixo de 10% no final de 2017.

Itamar Borges comentou que "a reunião do Cosec na Fiesp é sempre uma grande oportunidade para reflexão sobre o país, e a brilhante apresentação do Octavio de Barros nos ajuda a compreender que, mesmo na crise, o Brasil é grande, tem uma economia vigorosa, e as saídas passam por um grande entendimento nacional, e não pela polarização que se criou após as eleições de outubro passado".

itamarborges@al.sp.gov.br

alesp