Projeto torna todos os assentos preferenciais no transporte coletivo


22/03/2016 09:44 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Metrô já iniciou uma campanha para incentivar a prática<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186853.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marcos Damasio (PR) apresentou o Projeto de Lei 72/2016, que torna todos os assentos preferenciais no transporte coletivo público, como ônibus, trem e metrô. "A ideia é estimular as pessoas a criarem o hábito de ceder o seu lugar a um idoso, gestante, pessoa com deficiência ou crianças de colo, ainda mais quando os assentos preferenciais sinalizados já estiverem ocupados. Criar a cultura da gentileza, do respeito ao próximo", argumenta o republicano.

Quem anda de transporte público está acostumado a ver até gente que ocupa o assento preferencial e não levanta quando chega um idoso ou gestante. "Então, estamos criando a prerrogativa de que essas pessoas têm prioridade em qualquer assento, forçando um comportamento " já que ele não ocorreu naturalmente " que eu gostaria muito de ver "viralizado" na população brasileira", diz o parlamentar, acrescentando que este é um momento de mudança e que esta proposta vem para colaborar com esse processo.

O projeto passará pelas comissões de Constituição Justiça e Redação (CCJR), Transportes e Comunicações (CTC) e Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP). Neste momento, ele está sob análise dos parlamentares da CCJR.

marcosdamasio@al.sp.gov.br

alesp